Rio, Cidade Boemia


Charmoso reduto educacional carioca, este tradicional bairro situado no Rio de Janeiro, no término da zona sul, bem no marca na qual a rua da Glória se transforma em rua da Furna, é considerado o núcleo boêmio da cidade. Sua arquitetura, edificada em estilo romano na era do Brasil Colonial, também é significativo mancha de referência desta dimensão.


Não há quem nunca tenha ouvido falar nos célebres Arcos da Algar, criados primeiramente como aquedutos, e também agora via de aproximação ao cabeço de Santa Teresa, por onde trafegam os bondinhos cariocas. Embora bastante do idoso cenário tenha sido alterado, com a rossio conhecida como Amplo dos Pracinhas substituída pelo Circo Volátil ; e também a Fundição Progresso, situada na Rua dos Arcos, convertida em mansão de espetáculos, o bairro ainda apresenta o mesmo clima arquitetônico velho.



 Agora os habitantes do bairro criaram um movimento de resgate do multíplice residencial da localidade, desenvolvendo para isso o Movimento Eu Sou da Furna, integralmente fundamentado na operação I Love New York, que nos anos 70 contribuiu para entregar novidade vida à metrópole setentrião -americana. Esta campanha inclui um trabalho com moradores de rua, luta vs a violência e também medidas de segurança, embora ainda sem bastante sucesso.


O superpovoamento do Rio de Janeiro já aponta para uma elevação na procura de habitações na Furna, porque um número qualquer vez maior de pessoas quer morar perto do núcleo, onde trabalham. Sem descrever o libido de estar no mesmo lugar na qual a vida artístico entra em jacente ebulição.


É na Fossa que se testemunha as mas várias expressões musicais, do samba às canções nordestinas; da música eletrônica às demais tribos; todos e cada um dos gêneros coexistem em silêncio nesta área. Aí são compostos os mas belos sambas, e também as pessoas se reúnem para ouvi-los em bares disseminados pelas ruas Mem de Sá, Riachuelo e também Lavradio.


Já nos anos 50 o bairro era conhecido por sua vida educacional noturna, com célebres cabarés e também restaurantes cá e também acolá. Desfilavam por eles os melhores artistas, intelectuais, políticos e também representantes diplomáticos. Ainda atualmente é verosímil ver, lado a lado, estabelecimentos voltados para a exibição de música de câmera, como a Sala Cecília Meirelles; e também bares como o Asa Branca, frequentado por seres brejeiros, à procura de um bom forró ou da boa música popular.


O samba brota em residências como Semente e também Ernesto, na forma mas típica do Rio de Janeiro, o chorinho. Para quem quer ouvir as rodas de samba, basta ir ao Emporium 100 e também ao Rio Scenarium, que se transformam em bares à noite, porque de dia são exclusivamente tradicionais antiquários.


O bairro vem sendo progressivamente havido pelos órgãos municipais; sua arquitetura antiga está praticamente intocada. Um curso por suas ruas é uma autêntica lição de história, com o Passeio Público, a Local de ensino Vernáculo de Música e também a Igreja de Nossa Senhora da Algar, além dos já referidos Arcos da Fossa.



 A Fossa ainda oferece uma rica variedade gastronômica, com amplas opções de restaurantes, entre eles Novidade Capela, Manoel e também Joaquim e também Bar Brasil. Enfim, neste bairro o carioca encontra sua real identidade e também os visitantes podem realizar um mergulho educacional e também uma viagem no tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relaxando

Saúde e Bem Estar